segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Banco dos malandros

Este banco é normalmente frequentado pelos reformados, malandros e más línguas.
Com estes nomes há um em todas as terras do país, mas o nosso foi baptizado com mais um:
O Banco DAS PICHAS MURCHAS.
A madrinha é uma senhora, talvez revoltada por alguma crítica que o “banco” lhe fez. Isto não se fazia, sabe Deus o que eles sentem por ser verdade, quanto mais lembrar-lhe. E
ste nome faz com que muito boa gente não queira lá sentar-se, para fazer crer que ainda não pertencem a essa classe e sabe-se lá o que por lá vai!
O receio de transparecer o que infelizmente somos é geral, pois num passeio que fiz pelo pais, encontrei este banco em muitas terras, com pessoas sentadas desta facha etária .
Quando eu lhe dizia que na minha terra também frequentava um banco desses e que se chamava banco das pichas murchas, eles quase todos ao mesmo tempo, diziam quase com ar de ofendidos:
- Não! Eu pelo menos não!
Isto foi em  Barca D,Alva.
Noutro passeio que fiz desta vez à ilha da Madeira, fui encontrar no Machico, um banco também com as mesmas características do nosso, logo me apresentei dizendo-lhe o que disse aos de Barca D.Alva,.
A resposta imediata foi a seguinte: 
- NÃO, NÃO, ISSO É LÁ NO  “Contenente”!
- Não contestei, “deixando a ilusão no ar”, revendo-me na posição deles.
No decorrer desta narração, recordei-me de mais um nome para o “banco” ... o dos MENTIROSOS”.
A respeito destes fico-me por aqui, porque para relatar tanta mentira, o texto seria tão longo que o Blog não me o aceitava! 
Um dia escreverei sobre isto!...
 
Julho de 2011-07-15

Sem comentários: