segunda-feira, 27 de junho de 2011

TAPAS e PAPAS... ou SOPAS

TAPAS  E  PAPAS
É um evento patrocinado pela CAMARA MUNICIPAL DE CANTANHEDE. 
Visitei e gostei, devem continuar para valorizar o nosso artesanato, mas fiquei na dúvida do titulo, será que os artesãos sãos os tapas? Pois as papas, entende-se que sejam as tasquinhas.
Quero aqui deixar um voto de louvor a todos os artesãos que ali expuseram a sua imaginação a partir da pedra, do pau., do ferro, da cerâmica, do vidro, das tintas, dos têxteis, das latas e de todos os outros, BEM HAJAM.
Quero também deixar um recado a uma das tasquinhas, que me julgou pela aparência, vendendo-me “gato por lebre”. Pedi duas bifanas para levar para casa, pois no dia anterior tinha comido lá uma sandes de leitão que me soube às mil maravilhas, o que me levou a pedir outra para levar á minha mulher, que lhe chamou um figo. Neste caso das bifanas o funcionário não era o mesmo, e sabem o que saiu dentro da embalagem que estava bem apresentada, com papel de prata e tudo? 
Dentro do pão estavam uns bocados de carne da grelha do meio dia, meia carbonizada que nem a minha gata a quis. Vão enganar o “caraças”!..Não divulgo o nome da tasquinha porque sei que um elemento não faz o grupo.
Agradecia que me esclareçam o TAPAS E PAPAS!..

AS SOPAS
È outro evento, desta vez em Febres. É uma apresentação de sopas para concurso.
Os concorrentes eram restaurantes, instituições e particulares.
Eu desconhecia este evento, mas convidaram-me e eu fui..À entrada do local, mediante uma certa quantia, que não achei caro, deram-nos uma senha que nos dava direito à entrada e à votação para a melhor sopa no nosso gosto, uma tigela e uma colher, e lá fomos nós ao ataque. 
Eram umas vinte panelas a  classificar, eu como era a primeira  vez,  ataquei logo nas primeiras e não passei da quinta, não porque não gostasse, porque estavam todas boas, mas porque enchi cedo o fole.Achei  graça a alguns nomes, tais como: Sopa de três gerações, Sopas de cavalo cansado, Sopa da porca, esta acho que não tinha nada a ver com sopa, gostei e repeti. Desta vez não votei dado que não comi de todas, mas prometo que para a próxima  vou mais cedo e hei-de votar!

Sem comentários: